A Freguesia das Caldas da Rainha – Santo Onofre é uma das duas freguesias da Cidade das Caldas da Rainha e a mais recente das dezasseis freguesias que compõem o Concelho caldense. Nasceu juridicamente a 31 de Dezembro de 1984. Tem uma área de 8.75 Km2 e a sua população ronda os 12 500 habitantes.
![]() Exemplar das muitas pias que foram utilizadas para banhos no Balneário das Águas Santas |
Situada a pouca distância do centro da cidade foi inicialmente conhecida como Bairro das Águas Santas. Esta designação prende-se com o facto de em 1852 terem aparecido nesta zona nascentes de águas medicinais hiposalinas, isentas de contaminações que não só serviam de abastecimento de água à população como mais tarde se constituíram no afamado Balneário das Águas Santas que tratava fundamentalmente de doenças de pele (dermatoses). A partir dos anos 60 as instalações foram-se degradando e hoje permanecem apenas alguns vestígios.
Entendeu-se dar-lhe o nome do apócrifo Santo Onofre, cuja imagem se encontra na Quinta dos Pinheiros.
A criação da Freguesia foi fruto da sinergia dos seguintes e sucessivos enquadramentos históricos: Balneário das Águas Santas; Início e desenvolvimento do bairro de gente mais humilde, situado junto da linha de caminho de ferro, conhecido actualmente por Bairro da Ponte; Início do Bairro das Morenas, a princípio muito degradado; Início e desenvolvimento do Bairro dos Arneiros, com a interligação operada com o Bairro da Ponte; O elemento de devoção popular a Santo Onofre; O extraordinário espírito gregário dos moradores desta zona, que bem explica a existência de algumas organizações sociais da Freguesia e por outro lado justifica a indomável vontade da constituição da Freguesia, levada a efeito graças ao empenhamento de um punhado de homens.
![]() Imagem do Santo Onofre na secretaria da sede da junta |
Nos seus principais bairros ainda hoje se destacam algumas colectividades que nasceram graças ao empenho e espírito associativo dos seus moradores, nomeadamente a Sociedade de Instrução e Recreio “Os Pimpões”, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense e o Futebol Clube das Caldas.
A norte confronta com a Freguesia de Tornada, a sul com a Freguesia de Santa Maria de Óbidos, a oeste com a Freguesia de Nadadouro e a este com a Freguesia das Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo.
A Freguesia ao capitalizar ao longo dos anos um conjunto de circunstâncias favoráveis à sua renovação e revitalização, possui, tanto no campo cultural como desportivo, estruturas essenciais ao desenvolvimento de toda a cidade.
São disso exemplo a Biblioteca Municipal, a Expoeste (Centro de Exposições), o Centro de Juventude, as escolas, vários complexos desportivos, associações culturais, recreativas e desportivas, uma Zona Industrial, um Centro de Formação Profissional, assim como delegações do Ministério do Ambiente e do Trabalho.
E é com a força propulsora da renovação, potenciando as estruturas existentes e dinamizando outras, que esta Freguesia se afirma sobretudo por uma dinâmica endógena.