Notícias

Dias d’Onofre terminam com grande festa



Foi como todos os participantes a dançarem hip hop que terminou a festa, nas Piscinas Municipais, que a Junta da União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro promoveu para assinalar os Dias d’Onofre.

Pela primeira vez a Junta quis comemorar o seu santo, com dias abertos à comunidade e uma grande festa na Piscinas Municipais, com a participação do grupo de hip hop dos Pimpões e do grupo de dança do Arneirense (Super Flash). Houve ainda uma demonstração de natação sincronizada, pela Escola de Natação de Rio Maior, e uma passagem de modelos de roupa desportiva e de praia, organizada por JII Eventos Fotográficos.

Viveram-se momentos de muita animação e alegria, marcados por uma atuação final improvisada em que os elementos dos vários grupos participantes dançaram em conjunto. Também o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, e o presidente da União de Freguesias, Jorge Varela, se juntaram a esta dança.

Nessa semana, de 11 a 14 de junho tiveram lugar as visitas de todas as turmas do 4º ano do 1º Ciclo das escolas que estão no território da União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro à sua sede.

Todas as visitas decorreram com muito entusiasmo da parte das crianças que acompanharam o presidente da Junta da União de Freguesias, Jorge Varela, às instalações e foram aprendendo sobre o seu funcionamento. No final, houve muitos alunos a dizer que tinham adorado a experiência.

Para além de aprenderem sobre as competências e a forma como a União de Freguesias funciona, os alunos puderam ainda conhecer os espaços do edifício da sede, incluindo o antigo moinho que foi reconstruído e melhorado.

Para o final das visitas estava guardada uma surpresa, sendo entregue um saco a cada um com várias ofertas com a imagem da Junta (lápis de cor, chapéus e marcadores de livros, entre outras).

No total, passaram pela sede cerca de 200 alunos de nove turmas dos vários estabelecimentos de ensino da freguesia com 1º Ciclo.

Este é o segundo ano que estas visitas acontecem e a intenção é que todas as crianças que terminem o 1º Ciclo conheçam sempre a União de Freguesias e aprendam mais sobre o funcionamento desta autarquia. “É uma forma destas crianças saberem mais sobre a gestão do que é público”, salientou Jorge Varela.

No Dia de Santo Onofre, 12 de junho, a sede de União de Freguesias esteve aberta à comunidade em geral. Houve até uma devota do santo que veio de Aveiro às Caldas para pagar uma promessa.