Caldas da Rainha inaugurou primeiro campo 3x3 de Basquetebol



Caldas da Rainha foi o primeiro município do país a inaugurar um dos novos campos “3x3 Basketart”, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). A inauguração teve lugar a 28 de junho, no Parque Desportivo Domingos Del-Rio, e contou com a presença do presidente da FPB, Manuel Fernandes.
Na cerimónia, o presidente da União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, salientou que tem sido recorrente realizarem-se no território desta Freguesia eventos onde está também o vereador do Desporto, Pedro Raposo, sinal de que é uma temática muito importante para este território. “Temos o orgulho de estarem localizados na nossa freguesia um conjunto de importantes equipamentos desportivos, mas não basta isso, é preciso também dinamizá-los”, o que tem vindo a acontecer “muito pela intervenção do vereador Pedro Raposo, a quem dou os parabéns pelo trabalho feito pelo Desporto caldense”.
Jorge Varela considerou “fantástico” o campo inaugurado nesse dia, tornando aquela uma zona desportiva de excelência. O autarca salientou ainda o papel do organizador do Emmerge Fest (evento que se tinha realizado uma semana antes), Tiago Sousa, no estabelecimento da parceria com a FPB.
Foi ainda sublinhada a presença da viúva, da filha e dos quatro netos de Domingos Del-Rio, que deu nome ao parque desportivo, inaugurado em 1999, na rua Vitorino Fróis. Também o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, fez questão de referir o papel que Domingos Del-Rio teve como “cidadão, desportiva e jornalista”. O autarca comentou ainda o facto da sua filha, Susana Del-Rio Chust, ser agora presidente dos “Pimpões”, clube que tem como uma das suas modalidades o basquetebol. Aliás, os seus filhos estão todos ligados a esta modalidade.
O edil caldense lembrou que existia no mesmo um local um outro campo que precisava de obras, tendo sido possível, com o apoio da Federação Portuguesa de Basquetebol, criar um novo espaço com melhores condições. “Somos mesmo a cidade dos desportos porque temos muitas infraestruturas e muito diversificada, com clubes muito dinâmicos e até sedes de federações nacionais. Temos a possibilidade de praticar qualquer modalidade nas Caldas da Rainha”, referiu.
Dirigindo-se ao vereador Pedro Raposo, Tinta Ferreira deixou a ideia de se concretizarem outros espaços ao ar livre para a prática desportiva como é o caso deste campo.
Durante a cerimónia, foi assinado um protocolo de colaboração entre a federação e a Câmara das Caldas da Rainha, o qual refere também uma série de eventos e a atividades a realizar.
O presidente da federação disse estar muito contente que tenha sido nas Caldas da Rainha a inauguração do primeiro destes campos. “Vão ser instalados campos como estes em quase todos os concelhos do país”, referiu, salientando a facilidade com que a partir de agora será possível ter alguma prática de basquetebol de uma forma informal ou competições de 3x3.

“3x3 Basketart” alia o Basquetebol à Arte
O “3x3 Basketart” é uma iniciativa desenvolvida pela FPB, na qual foram desafiados todos os municípios do país a constituírem-se como parceiros da federação na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol, numa variante do jogo mais simples, estimulando desta forma a adesão e participação de todos.
Tornou-se assim possível criar este campo para que qualquer pessoa possa aceder e jogar livremente basquetebol, ou outras modalidades porque é multidisciplinar. Por outro lado, pretende-se que Portugal possa vir a integrar a elite do ranking mundial de países e estar preparado para receber eventos nacionais e internacionais nesta Rede Nacional de Campos 3x3BasketArt que está a ser criada.
Uma das formas de potenciar a atratividade da iniciativa e a curiosidade dos mais jovens, é que estes campos estejam num cenário exterior e urbano, decorado com uma estética de street art. O campo das Caldas da Rainha conta com uma intervenção de João Olivença, muito elogiada pelos autarcas e dirigentes da FPB.