Projecto assinala 40 nacionalidades a habitar em Santo Onofre e Serra do Bouro



Vai ser apresentada a 17 de Janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, a Carta Local de Comunidades Estrangeiras da União de Freguesias das Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro, na qual são identificadas as 40 nacionalidades que habitam actualmente neste território.

Este projecto-piloto, promovido pela União de Freguesias e desenvolvido pelo investigador Ricardo Gomes, pretende identificar e conhecer em pormenor as comunidades estrangeiras neste território para poder desenvolver acções que promovam a sua inclusão plena.

A Carta é o primeiro passo de um projeto maior de integração cultural entre os cidadãos portugueses e as comunidades estrangeiras, o qual será seguido de uma fase de um Conselho Local em que cada uma das comunidades irá estar representada. O projecto “Caldas do Mundo” está a ser coordenado pela empresa de consultoria Partnia.

De recordar, que Caldas da Rainha é uma comunidade conhecida pela sua hospitalidade e abertura às comunidades estrangeiros, não só aos dias de hoje, mas também durante todo o século passado quando acolheu os refugiados da II Grande Guerra na sua comunidade.

Hoje com as migrações dos estrangeiros que aqui procuram trabalhar ou viver, vive-se um segundo momento importante em que esses cidadãos poderão contribuir para uma sociedade ativa onde a cooperação e interajuda poderão criar verdadeiras comunidades globais neste pequeno território.